A Amiamspe – Associação Médica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – está prestes a completar 50 anos. É atualmente a maior e mais atuante associação de médicos de um hospital em todo o país. Isto foi conquistado. Foram 50 anos de lutas em prol classe médica. Muitas vitórias, algumas derrotas, mas o saldo é positivo, e se reflete em ganho de dignidade e respeito de toda classe médica.
Participaram dessa história desde os presidentes da Associação e seus diretores, assim como os associados médicos, muitos do quais se tornaram, ao longo desse tempo figuras de extrema importância na área científica, acadêmica, associativa e político-parlamentar.
Durante toda sua existência a Amiamspe sempre teve como missão defender os direitos de seus associados e contribuir para o desenvolvimento e melhoria do complexo IAMSPE/Hospital do Servidor Público Estadual. E essa tarefa a Associação não somente mantém ainda hoje como pretende projetar nas suas ações futuras. A entidade sempre se empenhou no debate das grandes questões de saúde e jamais se furtou a lutar pela democracia no Brasil.
A Associação atuou em todos os movimentos em nível federal, estadual e municipal em defesa da classe médica. Destacamos sua atuação junto à superintendência. Apresentando a pauta de reivindicações: 1. Prêmio Incentivo Integral, 2. Insalubridade, sobre três Salários Mínimos, 3. Retomada da mesa coletiva de negociação, 4. Atualização do contrato coletivo de trabalho assinado em 1989.
Talvez o principal desafio para a Amiamspe na atualidade seja estimular o debate sobre a reformulação do modelo de gerenciamento do Iamspe e da política de assistência médica ao funcionalismo estadual. A eventual transformação do Instituto em autarquia de regime especial é uma questão complexa, que implica no comprometimento do governo no seu financiamento e na criação de um conselho deliberativo – o que retiraria do Executivo o monopólio da sua direção.
A Amiamspe defende um conselho com a participação dos que aqui trabalham, médicos e não médicos, junto com os representantes do governo e do funcionalismo. Essa posição é condizente com a tradição da Associação e tem justificativa nos modernos conceitos gerenciais, em que a participação dos empregados na direção da instituição é fator de eficiência administrativa.
Diretoria da Amiamspe
Estatuto da Amiamspe – Fundada em 1962