Dr. Renato Lupinacci fala sobre o 2o. Congresso Internacional do Iamspe

A Diretoria da Amiamspe, ciente da importância que o Segundo Congresso Internacional do Iamspe, denominado “A saúde do idoso – Doenças degenerativas e oncológicas”, convidou o Dr. Renato Lupinacci a falar sobre o evento. Na entrevista muitos dados interessantes.

Entrevista com Renato Lupinacci* para o site da Amiamspe
* É médico. Ex-Diretor do Serviço de Cirurgia Geral do HSPE. Atual Diretor do Centro de Estudo e Pesquisa- CEDEP do IAMSPE.

1.Como surgiu a ideia do Segundo Congresso Internacional do Iamspe, intitulado “Saúde dos Idoso – Doenças Degenerativas e Oncológicas”?

Por ocasião do 1º Congresso, já havia por parte do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa, CEDEP, e do Corpo Clínico, a ideia de organizar um Congresso bianual ou trienal, para inserir o IAMSPE como polo de ensino, pesquisa e atendimento na área da saúde.

2.Porque foram escolhidos esses temas?

A população do HSPE reflete, em termos de pirâmide populacional, o que será o Brasil em 20 anos. Assim, a maneira como conduzimos os problemas relativos ao envelhecimento são de interesse da comunidade da saúde no país. O câncer já é a principal causa de morte na nossa população.

3.Como se deu a seleção das palestrantes?

Primeiro pela competência na área, segundo pela ligação com o IAMSPE em algum tempo de sua carreira. Evidentemente os profissionais do IAMSPE estão em todos os debates porque o foco é de divulgação de nossas propostas.

4.Quem pode se inscrever no Congresso? É só para a área médica?

A inscrição é para qualquer pessoa da área multidisciplinar da saúde, mas tem um importante contingente de alunos da graduação, da pós-graduação senso lato e estrito, entre outros.

5.A inscrição tem custo?

Sim, porém os valores são diferentes por categoria profissional havendo inclusive seguimentos que são isentos. As informações estão disponíveis no link do site do Congresso:
http://www.iamspe.sp.gov.br/index.php/ensino-pesquisa/congresso-internacional/98-iamspe/cedep/1394-2-congresso-internacional-1

6.Quantas pessoas são esperadas nesse evento?

A previsão é ter em torno de 800 participantes.

7.Quantas pessoas estão trabalhando no pré-evento?

Aproximadamente 40 pessoas considerando a comissão científica.

8.Como está sendo divulgado?

Mediante o apoio das entidades médicas, de enfermagem, nutrição, entre outras; além das mídias eletrônicas.

9.Quais os benefícios para a comunidade médica ele traz?

Não só para os médicos, mas fundamentalmente traz novas informações nas áreas de gestão, incorporação de novas técnicas e tecnologias e, particularmente, importantes abordagens multidisciplinares nos tratamentos e cuidados dos pacientes idosos.

10.E para os usuários do sistema de saúde pública?

Esse tipo de evento, como um congresso científico, normalmente beneficia todo o sistema de saúde, independente se público ou privado, pois seu objetivo é divulgar e debater novas informações produzidas em diferentes áreas da atenção, pesquisa e gestão de serviços. Assim, todos ganham ao adquirir conhecimento e aperfeiçoar o sistema de atendimento aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Para o topo




    Autorizo o contato por WhatsApp


    Estou de acordo com as Políticas de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.