Comemorações de 60 anos

A Amiamspe – Associação Médica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – fez 60 anos em 2022!

Veja abaixo alguns depoimentos de quem esteve presente na Solenidade de Comemoração no dia 20 de outubro de 2022.

Depoimentos

Dra. Helenita Sipahi – Comentou do orgulho que estava sentindo de participar desta reunião de 60 anos da Amiamspe. Fez memória da história do início da Associação dos Médicos do Servidor, que ocorreu 1 ano após a inauguração do Hospital dos Servidores do Estado que foi inaugurado em 1961, no dia 09 de julho. O primeiro presidente da associação foi Dr. Mozart Tavares de Lima do D.A.R.. À época não existia ainda o “IAMSPE”, era o “DAMSPE”, “Departamento de Assistência Médica do Servidor Público Estadual”.

As gestões seguintes a de Dr. Mozart foram dos Drs. Makaron, Antônio Carlos da reumato, Nadir Zacarias, Emanuel, Luís Paulo Salomão – Essas gestões encerraram como que um ciclo da associação. Então um novo ciclo se iniciou, era final dos anos 70 e início dos anos 80, um ciclo ligado ao trabalhismo, “Renovação Médica”, junto com a APM e Sindicato dos médicos, e se lançou o nome do Pedro Brito Neto de 1980, Helenita sucedeu Brito. Não houve nenhuma fratura entre um e outro ciclo. Já havia por parte do governo uma certa desconfiança – era governador o Dr. Paulo Maluf, e foi colocado na Superintendência o coronel Francisco de Assis Freitas, com mão de ferro e a Amiamspe ficou na resistência – a começar das gestões de Brito, depois Helenita, depois Guido, Sady, Scandar, Regina Parisi, Florisval.

“Quando se comemora tem-se que homenagear o que os antecessores fizeram. Há um elo de respeito aos pacientes, respeito pela instituição e celebração do humanismo. É o que caracteriza os médicos que pertencem ao Hospital. Na época em que fizemos medicina havia uma disciplina, deontologia médica, que o ministro Passarinho retirou do currículo da graduação em medicina”, lamentou.

“Temos também que lembrar as secretárias da Associação – quando Brito assumiu e depois Helenita, era a Marília. Marília se deitou no chão quando o coronel quis fechar a associação! E Jacyr Pasternak e depois Helenita ficaram 24h defendendo a associação!

Depois veio Zélia, que se aposentou, Rose e atualmente contamos também com Joyce.”

“Então tivemos Pandemia – e a Amiamspe esteve presente sempre, ajudando no que lhe cabia.”

Mencionou o período eleitoral crítico, a comemoração foi na noite de 20/10/2022, o país estava polarizado entre dois candidatos Bolsonaro e Lula, e ela colocou que a escolha era entre a democracia, fortalecê-la ou o fascismo.
Helenita sempre foi orgulhosa de pertencer à Amiamspe – “pela Saúde com “S” maiúsculo, que ajudou a fazer o SUS”. Encerrou parabenizando a todos!

Dra. Helenita Matos Sipahi
Presidente Biênio 1979 a 1981

Dra. Julia – Afirmou que o desafio a ser enfrentado é muito grande fazendo coro aos que a precederam na palavra quanto ao momento eleitoral de 30/10/22 e que encontros, reuniões como a presente energiza e ajuda a lembrar. Conta que a AMERIAMSPE teve seu início em 1977, ocasião em que um residente da oftalmo foi expulso, os demais acharam injusto e todos fizeram greve. O comando de greve era de 10 a 15 pessoas, e médicos, entre eles Drs. Helenita e Jamil, davam orientação. O jornal da tarde fez a cobertura à greve. O residente foi readmitido e a Comissão de Residência Médica foi mudada. O Dr. Reginaldo foi o 1º presidente da AMERIAMSPE. Lembra também que no 1º período da AMIAMSPE a eleição para sua diretoria era indireta, na gestão de Dra. Helenita, a eleição já era direta. Dr. Julia participou da Diretoria da Helenita e depois da próxima. Ela fundou no final da década de 80 com outros colegas o Sindsaúde. Dr. Nelson Ibanez foi o melhor Superintendente que o IAMSPE teve. Na época dele foi possível adquirir o benefício da cesta básica, e a AMIAMSPE conquistou o vale refeição. Ela e Dr. Sady eram colegas de plantão no P.S… Concorda que há necessidade do HSPE/IAMSPE melhorar. Há o problema da terceirização que só findará se restabelecerem os concursos públicos. “Não será fácil de nenhuma forma – as eleições atuais dirão se será mais fácil ou mais difícil. O que está em jogo é a civilização” afirmou.

Dra. Julia Maria S. Roland Serviço DECAM

Dr. Florisval – lamentou o afastamento de pessoas tão boas como as que estava revendo naquele dia – Elogiou a recordação que Helenita fez. Contou que entrou em 1965 no HSPE para fazer OTRL. Pontuou que a atividade técnica/científica do profissional médico não basta, há necessidade de ter ética e defender a medicina junto à população. Incorporou essas características ao seu exercício da medicina. A seguir iniciou sua participação na APM onde foi presidente por 2 vezes e também foi para a AMB. Permanece vinculado às duas instituições.

“A Amiamspe, soube que as pressões que os médicos do HSPE/IAMSPE sofriam, eram sofridas em todo país, daí saíram presidentes oriundos da AMIAMPSE para o Sindicato dos Médicos, para a APM. Forjaram resistência em todos os segmentos. É preciso manter essa chama acesa!” Parabenizou Euripedes. Concordou com Helenita quanto ao momento político pré eleitoral que estávamos vivendo “convivemos por 04 anos com um regime que não coaduna com a democracia, uma Pandemia que foi duríssima!” E elogiou o ex-governador Dória, que se manteve firme com relação a vacinas. Não consegue vislumbrar na classe médica a resistência que se via na Amiamspe.

Dr. Florisval Meinão Presidente Biênio 1993 a 1995

Ingressei no Hospital do Servidor em julho de 1981 por concurso público com um fato surpreendente. Após seis meses um colega avisou que havia outro trabalhando em meu lugar e descobri que pularam meu nome na lista. Fui ao RH e indagaram se eu não lia o Diário Oficial para saber da convocação. Depois corrigiram.

Comecei no Serviço Médico dos Funcionários (atual SEESMT) sob a chefia da Dra. Macilea Chaves. Após outro concurso passei para a Endocrinologia onde permaneço até hoje. Naquela ocasião, o Governador do Estado era Paulo Maluf e fazíamos parte da Secretaria de Administração, posteriormente da Secretaria da Saúde, mudando para a Secretaria de Gestão e Planejamento e atualmente Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.

O Hospital do Servidor foi um dos maiores e melhores hospitais da América do Sul e posteriormente sofreu muito com o abandono por vários Governos. Não está em boa situação, compreensível pelo já relatado.

Grande parte do orçamento é obtida através de recolhimento de 0,5 a 3% per capita e essa é um dos principais pontos que a Associação e demais entidades internas do IAMSPE contestam, visto que o Governo não aumentou sua cota na sua participação do nosso Orçamento.

Iniciei na AMIAMSPE organizando torneios de futebol de salão e tênis de quadra, realizados na Escola Paulista de Medicina, posteriormente no Clube de Campo da APM, também com a participação dos médicos residentes. Isso trazia bem-estar à comunidade pela confraternização e era sempre acompanhado de churrasco.

A Associação tem por função primordial o atendimento a várias necessidades dos médicos que atendem a população base do funcionalismo público estadual. Atua com outras entidades Médicas e funciona como um órgão sindical em função da defesa da categoria, oferecendo benefícios como advogados, café, jornais impressos, internet, seguro coletivo, convênios com estacionamento, xerox e confraternizações para os associados.

Minha participação na Diretoria Executiva da Associação começou em 1995, exercendo a função de presidente por 9 vezes além de cargos em outras gestões e de representá-la junto às entidades médicas APM, SIMESP, CREMESP, AMB e CFM.

A Entidade tem uma bela história com participação intensa em diversas frentes que atuou em prol da saúde, melhoria da carreira médica, das condições de trabalho no HSPE e de atendimento à população, estruturação da Diretoria Clínica do Hospital, Mesa de negociação, solicitação de contratação de médicos por concurso, qualificação profissional, entre tantas outras e persiste até hoje.

Fazer parte desses 60 anos e dessa comemoração é gratificante e um privilégio. Agradeço a todos os colegas que participaram dessas batalhas.

Dr. Otelo Chino Junior
Presidente Biênios 1995 a 1999, 2003 a 2013, 2017 a 2021

Dr. Marco Broitman, representando a Diretoria do HSPE. Ele cita Dra. Helenita, elogiando seu histórico. Frisa que a diretoria do HSPE sempre procura manter a qualidade da assistência à saúde. Concorda que estamos num momento difícil e com a falta de humanidade. Termina afirmando que a Diretoria do HSPE sempre está de portas abertas para conversar e se achar os melhores caminhos.

Dr. Marco Broitman
Gerente da Gestão Técnica do HSPE

Dr. Cezaretti diretor da Cir. Plástica – agradeceu o convite e ficou muito feliz de estar presente – ano que vem fará 40 anos que está no HSPE – sempre incentivou os colegas da Cir. Plástica a participarem da AMIAMSPE, estes 60 anos sempre foram de luta – parabeniza a todos.

Dr. Jose Antonio Cezaretti
Diretor do Serviço Cirurgia Plástica


Lembrar do Hospital do Servidor Publico do Estado é sempre muito gratificante . Fiz residência no Serviço de Moléstias Infecciosas de 1981 a 1983 e logo no primeiro dia fomos recebidos pelo Coronel no auditório do 16o andar. Ainda no R1, logo a seguir, participei da minha primeira greve e com isso pude conhecer a AMERIAMSPE e as intensas discussões políticas naqueles conturbados anos. Assim conheci o querido Jamil, o Eurípedes que era R3 ,a Regina, o Chinaglia , o Otelo, o Sady e tantos outros que são pessoas que mudaram a minha visão do mundo e sentir como a União e trabalho pode mudar o que parece irreversível. Imensos agradecimentos aos médicos da MI em especial ao Dr. Mendonça, figura exemplar e motivadora. Fui admitido no DECAM em 1984 e logo me associei a AMIAMSPE e pude participar de todas as lutas e batalhas seja como associado, seja como diretor jurídico e por dois mandatos Presidente da nossa Associação, o que exerci com profundo respeito a nossa Instituição e a sua história. Hoje , não mais funcionário do HSPE, posso fazer uma análise retrospectiva e dizer com muito orgulho que a boa luta sempre vale a pena. Parabéns a AMIAMSPE e a todos os amigos nestes 60 anos.

Dr. Gerson Mazzucato
Presidente no Biênio 2013 a 2015 e 2015 a 2017

Enfa. Ana Cristina Alves R. Manente, presidente da AFIAMSPE – “Amiamspe tem uma história memorável”, como escutou dos Drs. Helenita e Florisval. Ela já está há 23 anos no Iamspe, hoje presidente da AFIAMSPE e afirma que gosta de somar com a Amiamspe. Parabenizou os 60 anos da associação, e trouxe também o abraço da Comissão Consultiva Mista, CCM do IAMSPE da qual faz parte da diretoria executiva. Parabenizou a todos os médicos pelo dia 18/10, e termina com palavras de ordem “O IAMSPE é nosso e vamos continuar lutando por ele!”.

Enfa. Ana Cristina Alves R. Manente
Presidente da AFIAMSPE

Dr. Augusto Ribeiro disse ter o prazer de estar presente nesta solenidade e lembra que o IAMSPE foi também muito importante para a organização dos residentes: Amerusp, Amerepan e Ameriamspe. Afirmou que a AMERIAMSPE teve uma dívida trabalhista que foi paga pelos ex dirigentes, e estão para recomeçá-la novamente, com a assessoria jurídica do SIMESP. “O IAMSPE vem sendo ameaçado – o servidor público como um todo está sendo desvalorizado – O HSPE não está atrativo para os médicos ficarem, é importante os médicos estarem unidos para lutarem pelo IAMSPE”. Finaliza afirmando que podemos contar com o apoio do Sindicato dos Médicos para valorizar o Servidor Público Estadual

Dr. Augusto Ribeiro Silva
Diretor do Sindicato dos Médicos de SP

Foi possível através da associação fazer o Regimento Interno de Corpo Clínico de Médicos e então eleger o 1º Diretor Clínico do HSPE em 2013. Sucedeu Dr. Geraldo na Diretoria Clínica (D.C.) por duas gestões até final de 2021, retornando a fazer parte da Diretoria da AMIAMSPE. Impressionante a Diretoria Clínica ser tão jovem comparativamente aos anos do HSPE! O Diretor Clínico tem liberdade, ele é da confiança dos médicos do HSPE, já a Diretoria Técnica é de confiança do Superintendente que é nomeado pelo governador eleito. Nunca entendeu a questão da gestão do IAMSPE, cujo orçamento sempre foi 90% do próprio servidor público estadual, no entanto a gestão toda é do governo eleito de S.P. Trabalhando na Diretoria Clínica e na AMIAMSPE ficou muito claro que os objetivos de quem paga e de quem faz a gestão não são sempre os mesmos. O governo eleito está mirando as próximas eleições e o usuário do IAMSPE quer excelência da assistência à saúde. Por isso a gestão atual da AMIAMSPE luta para que seja modificada Lei do IAMSPE de tal forma a ter Conselhos de Administração e Fiscal que permitam transparência da gestão e Planejamento do Instituto e do HSPE de médio e longo prazos. Estamos atentos aos problemas da assistência médica no HSPE, este ano junto aos Conselho de Representantes de Serviços levantamos todos os gargalos dos serviços do HSPE e os levamos à Diretoria Técnica do HSPE e a Superintendência. Estamos em momento delicado para o país e para o Estado com as eleições para governador do Estado e Presidência da República. No entanto a AMIAMSPE está sempre pronta a dialogar com o governo do Estado, visto que sua administração do IAMSPE nos afeta diretamente. Foi enviado aos pré-candidatos ao Governo do Estado no 1º semestre desse ano convite para dialogar sobre o IAMSPE, e neste segundo semestre encaminhamos aos dois candidatos a Governo do Estado a necessidade de modernizar a gestão do IAMSPE pela criação dos Conselhos. Finaliza agradecendo particularmente ao Dr. Florisval pelo apoio da Diretoria da APM à época em que foi Diretora Clínica, para dialogar com a Superintendência do IAMSPE quanto a falta de médicos e profissionais de saúde e solicitar concursos. E também que a Reunião Virtual tem suas vantagens, podemos escutar os ex-diretores das gestões passadas da AMIAMSPE e a história da associação ganha vida!

Dra. Lilia Azzi Collet da R. Camargo
vice-presidente da AMIAMSPE, Diretora Clinica 2017 a 2021

Dr. Jamil – cumprimentou todos os colegas – entrou em março de 1971 no HSPE – pegou a fase de inquietação – a sociedade tinha anseio de democracia. Isso influenciou a AMIAMSPE. Havia a noção da necessidade da liberdade política, de lutar pelo direito dos médicos e dos funcionários; do direito dos usuários de serem melhor atendidos. Era um discurso de nos libertarmos da ditadura. Isso deu fôlego, foi uma escola. Houve mudança de rumo das diretorias do HSPE. A Amiamspe se descolou das diretorias, porém sempre manteve o diálogo para conversar com a Diretoria do HSPE. Parabeniza a todas as diretorias da AMIAMSPE. Afirma que mesmo na constituinte de 1988, quando foi aprovado o SUS havia naquela Constituinte pessoas que tentaram defender a medicina privada. “Os inimigos do SUS são muito fortes – estão manipulando o CFM em nome dos médicos, Bradesco, Porto Seguro, Itaú etc. E concluiu “Vale a pena fortalecer a Amiamspe!”

Dr. Jamil Murad
Médico aposentando do IAMSPE Serviço de Nefrologia

Dr. Fábio Campos Leonel, diretor da Clínica Médica do HSPE – agradece a palavra, “Muito motivante escutar a fala de todos! É importante saber o papel que o médico deve ter – defender o academicismo, a ciência”. Reforçou a importância da eleição do dia 30/10 e parabenizou a todos. Concluiu: “A AMIAMSPE sempre defendeu a autonomia médica, e se sofremos com censura, como será daqui para frente?” “Nós médicos, temos vontade de estarmos aqui no HSPE, temos orgulho de trabalhar aqui, apesar de diversas dificuldades!”

Dr. Fábio Campos Leonel
Diretor da Clínica Médica e Conselheiro Fiscal da AMIAMSPE

É uma honra estar presidindo a AMIAMSPE quando ela está completando 60 anos – agradeceu a fala de todos os ex-presidentes – Helenita, Sady, Aiex, Florisval, Otelo… Homenageou a ex presidente Dra. Regina Parizi que faleceu há 2 anos. Sente que somos continuidade de todas as outras diretorias da Amiamspe. Chegamos até aqui por conta do trabalho. Temos a luta do atendimento dos servidores públicos do estado – este é nosso trabalho – ao longo do tempo, assumimos 10 de dezembro de 2021 – tivemos que fazer reestruturação do trabalho na entidade, porém vamos nos equilibrar – agradecemos ao Dr. Edson Gramuglia – que deu solução de forma respeitosa à funcionária que saiu e as que ficaram. Sabemos que nos tempos atuais temos perdido o referencial humanista e ético. O que preocupa no HSPE são as terceirizações – P.S., grande parte da enfermagem – é uma política dos governos atuais. No nosso caso se conseguiu realizar alguns concursos. Há também o problema da atualização tecnológica e área física do Hospital – por ex. não temos robô – é um gap de todos os hospitais públicos no Estado de S.P. Atualizar a área física – reformar todos os andares que não foram reformados. Investimento do governo no HSPE, não tempos dúvida que seja uma necessidade apesar de não sermos SUS. Profa. Bebel – deputada estadual e presidente da Frente em Defesa do IAMSPE – apresentou projeto de lei referente ao Item 3 de nosso programa de chapa – a implantação do conselho administrativo e deliberativo. Foram feitos concursos, fruto da luta da associação, foram contratados em 2022, 24 médicos e depois abertos concursos para mais 28 médicos, também já contratados. Quanto ao reajuste de salários – houve reajuste geral de 20% e 10% de salários de plantonistas e preceptoria. A AMIAMSPE se fez presente neste pleito eleitoral, junto aos candidatos ao governo do estado, Tarcísio se posicionou duas vezes em relação ao IAMSPE e Haddad se colocou a favor do Conselho Administrativo e Fiscal. Estamos com 2 projetos diametralmente opostos para sociedade. A sobrevivência da AMIAMSPE está vinculada ao tipo de modelo que predominará na sociedade.

Dr. Euripedes Balsanufo Carvalho
Presidente da Amiamspe, Serviço de Ginecologia/Obstetrícia

Dr. Ricardo Goulart Diretor de Comunicação da Gestão atual da AMIAMSPE – Brinca que precisará de ½ minuto – veio da Escola Paulista, foi diretor da AMEREPAN, e da ESTADUAL dos residentes. Tem orgulho pertencer a uma associação com 60 anos de idade e afirma que está aqui por amor – “é um grande desafio que temos o de manter a chama acesa! manter a defesa profissional e uma luta política. É a associação que mantém essa história independente da política que virá pela frente, e continuaremos a manter a diferença”.

Dr. Ricardo Goulart Rodrigues
Diretor de Comunicação da AMIAMSPE, Serviço de Terapia Intensiva

Dr. Guaraci participou no momento da redemocratização – à época conseguiram eleger o Diretor do Hospital. Acredita que AMIAMSPE terá vida longa. Atualmente tem visão do Brasil semelhante ao Dr. Florisval porém um pouco mais pessimista e teme por uma luta acirrada nos próximos 4 anos. Só vê no momento ali presentes colegas que atuam em defesa das justas causas da categoria médica, sem interrupção com ética e liderança, sendo por isso imprescindíveis!

Dr. José Guaraci da Costa Rodrigues
Conselheiro Fiscal no biênio 1983 a 1985

Dr. Aiex – Eu fui admitido no Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) em agosto de 1981. Na ocasião, eu ainda não tinha a plena noção da relevância desse serviço no âmbito da especialidade em São Paulo e no Brasil. Durante muitos anos ele foi dirigido pelo Prof. Carol Sonnenreich, recentemente falecido, um dos melhores, senão o melhor, clinico-psiquiatra que conheci.

Por uma curiosa coincidência, eu e o Dr. Euripedes Balsanufo Carvalho – com quem mais tarde iria conviver na Amiamspe, no Sindicato dos Médicos de São Paulo e, como conselheiros, no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) – tomamos posse juntos. Na época, com os médicos do HSPE realizando uma de suas repetidas e muito noticiadas greves, fomos empossados pelo coronel Francisco de Assis Freitas, então superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). O coronel nos recebeu, por volta das 11 horas da manhã, no último andar do prédio da administração, trajando um elegante pijama de seda. Aparentemente ele morava no próprio prédio da administração.

Enquanto estudante na Escola Paulista de Medicina (EPM) e durante toda a minha vida profissional, eu sempre fui conhecido como Aiex, sobrenome que recebi do meu avô materno, oriundo da Síria. No entanto, quando comecei a trabalhar no HSPE, eu fazia questão de me apresentar como Luiz Carlos, e pedi que escrevessem “Dr. Luiz Carlos” no bolso frontal do avental que usava nos atendimentos do ambulatório de Psiquiatria. Era que eu, de alguma maneira, não queria ser identificado com o estudante de Medicina que havia dedicado uma parte excessiva dos seus anos de faculdade às atividades do Centro Acadêmico Pereira Barreto da EPM e à política estudantil. No entanto, por mais que eu me tentasse, acabei sendo chamado e conhecido pelo meu nome “original”, ou melhor, meu sobrenome.

Eu fui presidente da Amiamspe em duas gestões consecutivas: de 1999 a 2001, e de 2001 a 2003. Eu me recordo muito bem da sensação extremamente agradável que experimentei quando da minha segunda eleição. Eu andava pelos corredores hospital e dizia para mim mesmo: “Eu fui eleito presidente da Amiamspe.” “Eu fui o escolhido por todos esses médicos e médicas para ser o presidente da Associação dos Médicos.” E não era pouca coisa. A Amiamspe seguramente era, não sei se ainda é, a maior associação de médicos de uma instituição de saúde. E ser o seu presidente abria as portas para atuação na política médica em nível estadual e mesmo nacional. Só para citar dois casos. A falecida Dra. Regina Ribeiro Parisi Carvalho (que foi casada com o Dr. Euripedes Carvalho) foi presidente do CREMESP e conselheira do Conselho Federal de Medicina. O Dr. Florisval Meinão foi presidente da Associação Paulista de Medicina. Eu mesmo fui conselheiro do CRM de São Paulo e integrante da Diretoria da Simesp, o Sindicato dos Médicos de São Paulo.

Em 2003, antes do final da nossa segunda gestão, eu coordenei a edição do livro “AMIAMSPE 40 ANOS. Sua história e seus Médicos”. O livro traz um breve relato da criação da Associação e uma descrição dos momentos mais marcantes da sua história. Passados 20 anos, talvez tenha chegado o momento de ser escrever novamente a história da Amiamspe, desta vez acrescentando as mudanças ocorridas no Iamspe e na maneira de exercer a profissão dos seus médicos e médicas.

Estou aposentado do Iamspe há mais de 10 anos. No entanto, nessa oportunidade que nos é oferecida, o que eu me permitiria sugerir aos colegas e às colegas que hoje ocupam a direção da Amiamspe, é que dedicassem o melhor dos seus esforços na tentativa de melhorar, na medida do possível, a assistência médica prestada pelo HSPE e pelos seus Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (CEAMA) do interior. Se conseguissem isso, por mínimo que fosse, já teriam prestado um valioso, um imenso serviço à Medicina paulistana.

Dr. Luís Carlos Aiex Alves,
Presidente Biênio 1999 a 2001 e 2001 a 2003

Dr. Geraldo Salvia – informa que Dr. Renato Lupinacci, diretor clínico do HSPE está numa cirurgia de urgência – como está junto com ele na Diretoria Clínica está o representando. Cumprimentou especialmente Dra. Helenita “essa figura que todos nós queremos bem e admiramos” e cita um poema do Brecht: “há os que lutam um dia e por isso são bons e os que lutam toda vida, esses são imprescindíveis!”

Dr. Geraldo Danzi Salvia,
Diretor Clínico HSPE 2013 a 2017

Celia Regina Costa em nome do SINDSAÚDE – faz o 13º Congresso das estrelas do SUS e do IAMPSE – Há necessidade do Servidor do Estado tomar conta do IAMSPE. Afirmou que “não podemos perder a importância do HSPE!”.

Célia Regina Costa,
Secretária Geral do Sindsaúde

Dr. Armando de Oliveira Neto, apresentou sua experiência que trabalhar no IAMSPE era como conviver com uma grande família, com laços de fraternidade, até hoje presentes, dado o carinho e atenção entre todos.

No começo da informatização da AMIAMSPE, cuidava dos computadores, recebendo o carinhoso apelido de “Severino”, por estes serviços lúdicos, nos anos 80. Nesta mesma época, esboçou um projeto que era uma Central de Corrupção do HSPE/IAMSPE, mas que não prosperou. É com tristeza que percebe o esvaziamento das nossas últimas reuniões de fim de ano, com pouca adesão dos colegas mais novos, provavelmente reflexo do que acontece em nosso hospital, nas últimas décadas.

Dr. Armando de Oliveira Neto,
Médico aposentado do IAMSPE, Serviço de Psiquiatria

Para o topo




    Autorizo o contato por WhatsApp


    Estou de acordo com as Políticas de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.