Reunião do Conselho de Representantes, 14 de janeiro de 2016

Caro associado, esse é um resumo dos assuntos tratados nessa reunião:

REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES, 14 DE JANEIRO DE 2016
Presentes:

Drs: Gerson (DECAM/AMIAMSPE) Lilia (DAR/AMIAMSPE), Otelo (Endócrino/AMIAMSPE), Lyz (Nefro/AMIAMSPE), Eliza (GO), Nair (Laboratório), Sumio (DECAM), Angela (Neuro), Vivia (Hemato), Soraya (CM), Walter Rosa (Diretoria), Fernando (Odonto), Flavia (Cirurgia Pediátrica), Fernando (AD), Melcon (SAME),

Resumo da reunião:

Dra. Lilia: A minha opinião, visto estar acompanhando esse assunto há algum tempo é a falta de orçamento suficiente aqui para o IAMSPE. Além disso, quero por em discussão é que estamos no século XXI, e toda a administração, seja ela pública ou privada, tem que ser ótima! Então, se estamos em uma instituição como o IAMSPE, que tem por finalidade atender o paciente, é crucial prestar um serviço, com médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, enfim toda a equipe de saúde e o administrativo, voltados para o objetivo comum: ASSISTÊNCIA COM QUALIDADE. Sem esquecer que o produto de qualquer organização de saúde é “um serviço”, e acredito, que quem presta o serviço também tem que ser BEM TRATADO E CUIDADO. Enquanto estamos prestando nosso serviço, somos bombardeados com “a PPM não saiu”, “vocês vão ser avaliados não sei de que jeito”, “agora você tem que usar a catraca”, etc. Ninguém chega para nós e diz, “você está prestando um serviço tão bom! ” ou “a qualidade do seu atendimento é ótima!”. Ou seja, que raio de motivação recebemos dos nossos dirigentes, da superintendência ou do diretor técnico? TEMOS QUE SER BEM TRATADOS! Justamente porque somos profissionais que dedicamos tanto anos estudando, nos capacitando para ser o que somos! Temos que dar a palavra final em terapêutica, clínica e cirúrgica! Temos muita responsabilidade!!! Não tem sentido nós sermos tão maltratados. Numa administração de saúde, o médico acaba sendo o gerente, dentro das profissões de saúde, porque tem uma formação mais abrangente na graduação, e depois tem pelo menos uma pós-graduação, a residência. Aqui todos temos, porque temos que fazer a residência. Eu queria saber de vocês se vocês se sentem prestigiados, como é trabalhar aqui, no IAMSPE.

Dra. Lilia: Sobre as faltas abonadas havíamos conversado com o Dr. Márcio Cidade e ele concordou, que está previsto na lei. Conversei com uma colega que pediu a falta abonada. O seu Diretor assinou a solicitação e a enviou lá para cima. Não estava justificado o porquê da falta. Ela viajou, achando que estava tudo certo, fez a divulgação do hospital. Mas, seu pedido foi negado e a marcação mantida. Os colegas ligaram perguntando onde ela estava e tiveram que distribuir os pacientes dela entre outros médicos, naquele dia. Isso é uma desmotivação, porque você se prepara para dar uma aula, representar o seu Hospital e o resultado é esse! A direção mandou de volta o pedido dela para o Diretor justificar e ele não justificou. Então criou-se mais um entrave na parte administrativa para termos a falta abonada. Ficamos na dúvida se o Diretor sabe ou não que tem que haver a justificativa ou se posiciona assim: não desagrado nem aqui, nem a direção. Acredito que deveríamos falar com o Dr. Marcio Cidade sobre a falta abonada e pedir que o Diretor de Serviço tenha autonomia de decidir.

Dra. Lilia: Quanto à PPM, foi comprado um soft. Eles não abriram para nós, o que é irritante e que sempre somos apanhados de surpresas, e não somos convidados para explicar como melhorar o SEU serviço.

Dr. Gerson : Ponderou sobre a mudanças do serviço de Assistência Domiciliar.

Dra. Lilia: Perguntou a quem a AD está subordinada? A Prevenir? Ao Dr. Marcio Cidade? Segundo o Dr. Fernando, Diretor da AD, à ninguém. Por isso, a falta de respaldo.

Dr. Gerson: Estava eu em Brasília quando vi a notícia: IAMSPE que deixou de atender pacientes queimado. O custo desses pacientes é mais de R$500 mil por mês. De pacientes que não são funcionários públicos. Eles fizeram a cirurgia pelo SUS e continuam fazendo o acompanhamento no HSPE.

Dra. Lyz: Falou sobre transplantados. Os pacientes que fizeram transplantes de rim e fazem acompanhamento aqui são 40. Nós só interromperíamos o atendimento para novos casos.

Dra. Soraya: Discorreu sobre um trabalho referente à violência doméstica que coordenou junto com uma psiquiatra e que foi suspenso.

Dr. Gerson: Precisamos falar sobre as nossas prioridades. Estive com o pessoal da Escola Paulista que explicou sobre coisas interessantes sobre qualidade de vida e sobrevida. O que nós estamos passando aqui hoje, é o que o Brasil vai passar daqui há alguns anos. Temos que motivar os diretores a passarem as experiências que estão tendo, especialmente com o grande número de pacientes idosos, para outras instituições. Precisamos divulgar isso. Se é atender pacientes, que é a nossa obrigação, podemos explicar como será daqui há 20 anos.

Dr. Fernando: Acho que falta uma perna nesse sistema. A CCM é fraquíssima. Não seria possível criar uma associação dos usuários do HSPE para irem à CCM?

Dra. Lilia: Porque eles não procuram a CCM para isso. Nós já pensamos nisso. A CCM representa. Eles têm a APEOESP, que tem 300 mil funcionários. A AL tem funcionários de carreira. Podemos divulgar a CCM para os funcionários, isso podemos fazer. Tem funcionários públicos que tem bons planos de saúde e o IAMSPE não interessa a eles.

Dr. Gerson: Precisaríamos falar nas Associações, como a APEOESP. Se isso criar uma certa pressão, fora da CCM, concordo plenamente. A Ana foi eleita a nova presidente da AFIAMSPE.
Temos dois assuntos: A greve dos residentes que continua, mas esvaziada, aqui por exemplo. O Governador disse que iria equipará-los.

Dr. Otelo: Quanto a divisão de férias, o Dr. Edson já fez o documento e deve entregar na 6ª ou 2ªfeira. Já está toda elaborada. Falei com ele hoje.

Dr. Gerson: Outra coisa que não está na pauta. Existe uma ação pública contra o Superintendente, por demora no atendimento de pacientes. Uma promotora entende que deve existir uma agenda para retornos e não só para atendimentos novos. Ela quer uma resposta clara, sob pena de multa.

No encerramento, foram convidados todos para as comemorações de Natal e Final de ano na AMIAMSPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Para o topo




    Autorizo o contato por WhatsApp


    Estou de acordo com as Políticas de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.