Discurso do Dr. Otelo Chino Jr. na posse da Amiamspe

No dia 12 de dezembro, na sede da associação, houve a posse da nova diretoria, com várias entidades médicas presentes.

 

os 357

O Dr. Otelo Chino Jr. deu abertura a seção de posse e agradeceu  as entidades médicas presentes:  Dr. João Ladislau,  presidente do Conselho Regional de Medicina; Dr. Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina;  o Dr. Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo,  Dr. Roberto Queiroz, representando a diretoria do HSPE.

Disse que falaria sobre a gestão que se encerrava e que agradecia imensamente os componentes da diretoria da gestão, que teve como chapa Resgatar a Dignidade, que é composta por ele Dr. Otelo Chino Jr.(presidente); Dra. Lilia Camargo (vice-presidente) Serviço de DAR; Dr. Gerson Mazzucato (Secretário Geral), Serviço DECAM; Marcelo de Souza (1º. Secretário) Serviço de Ortopedia; Dr. Sergio Agria (tesoureiro) Serviço de Oftalmologia; Dr. José Eduardo Gobbi Lima (Diretor de Comunicação) Serviço de Ginecologia e Obstetrícia; Dra. Ana Maria Albuquerque (Diretora de Assuntos Jurídicos) Serviço de Clínica Médica; e o Conselho Fiscal formado pelas Dras. Andrea Lucia Almeida (Serviço de Moléstias Infecciosas); Liz Kuschnaroff, (Serviço de Nefrologia) e Nafice Araujo (Serviço de Reumatologia).

Disse ele “que esses companheiros fizeram com que essa gestão tivesse uma série de avanços, de mudanças de perspectivas, particularmente pela composição da chapa que teve 50% de pessoas do sexo feminino. Isso foi extremamente significativo. Nós concorremos com a chapa do nosso companheiro Dr. Luiz Carlos Aiex Alves”.

Continuou ele “a Amiamspe foi fundada em 1962, ela tem 51 anos. No ano passado nós fizemos uma solenidade desse 50 anos. É uma história importante, e foi marcada pelo lançamento de um livro feito na época dos 40 anos, foi organizado pelo Dr. Aiex, na gestão dele como presidente. E até hoje serve de guia, para quem quer saber como funcionou desde a fundação até aos 40 anos. Toda a sua história está ali contada. Esse documento também primava por ter o nomes dos médicos, é como se fosse um indicador médico da instituição. Foi muito importante. Hoje está um pouco defasado, mas a história está totalmente presente.

Agradeço a presença das entidades na casa e isso engradece esse ato. Quero falar também da minha trajetória aqui. Estou realmente me afastando depois de um longo tempo. Comecei a participar da Amiamspe organizando torneios de futebol. Era o diretor de Esportes, fazíamos campeonatos foi de 1983 até final dos anos 80. Era uma organização bastante importante, que contava com um número crescente de médico. Depois houve uma dificuldade grande dos médicos participarem não conseguimos mais organizar esses times. Isso foi marcante para quem lembra da época.

A questão da presidência,  participei de várias delas  a partir de 1996, que foi a primeira vez que eu assumi. Desde àquela época deixei de compartilhar de somente duas como presidente. Nós sempre lamentamos isso. Eu sempre tentei no decorrer dessa trajetória que isso fosse modificado, mas nós tínhamos dificuldades de contar com pessoas que se dispusessem ao o que eu nem considero um sacrifício, porque isso aqui para mim é um prazer, essa atividade é um grande prazer. Uma atividade não remunerada que nós exercemos com satisfação em prol do médico da casa em geral.

Fizemos um série de conquistas, que eu vou poupá-los de falar aqui. Mas teve uma questão fundamental que foi houve uma lei específica das atribuições regulatórias que nos exercíamos desde do começo dos anos 60 e elas não eram praticamente regulamentares, e isso foi modificado por uma lei que aconteceu no final dos anos 80. Embora tenha uma série de contradições ela hoje não tem mais validade, foi modificada por duas outras leis que foram a 1157 e 1176 de 2011 e 2012 respectivamente.

Quero citar uma outra coisa, e me considero extremamente feliz de ter feito o encerramento, como último ato como presidente efeito, que foi ontem. Tivemos uma assembleia aqui na casa, a qual compareceram mais de 600 pessoas, uma assembleia efetivamente impressionante e na qual o assunto era o projeto de Autarquia Especial que foi discutido com as entidades, por um longo tempo, aproximadamente três anos e, posteriormente o que saiu foi uma coisa muito diversa, daquilo que se pretendia, e queríamos. Então quero ressaltar que a assembleia de ontem foi nesse sentido.  Foi feita uma ampla discussão desses aspectos dessa lei que compromete e ameaça o regime de trabalho do pessoal da casa. Os médicos têm uma carreira própria, mas isto não é suficiente, eles também sentem-se ameaçados pela lei.

Quero agradecer, para finalizar, às nossas funcionárias Zélia e Rose, funcionárias bastante antigas. Na Associação a gente sempre brinca que se falta diretor não tem problema, mas se faltar a secretária a Associação terá dificuldade. Então essas duas pessoas que atuam aqui, a Zélia há mais de 30 anos, e a Rose, próximo desse tempo são muito importantes. Agradeço também a Paloma e a Carol que são as outras duas que também cooperam.

Passo aqui o cargo ao Dr. Gerson Mazzucato oficialmente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Para o topo




    Autorizo o contato por WhatsApp


    Estou de acordo com as Políticas de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.